
#SOSBIONAT
ô musiquinha chata
03:26
Introdução a bioquímica
A BIOQUÍMICA DESCREVE A NÍVEL MOLECULAR: ESTRUTURAS, MECANISMMOS E PROCESSOS QUÍMICOS. E ESTÁ ELABORADA EMBAZADA EM 4 FUNDAMENTOS: CELULAR, QUÍMICO, FÍSICO E GENÉTICO.
NÍVEL CELULAR: AS CÉLULAS SÃO UNIDADES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DOS ORGANISMOS VIVOS, AS FUNÇÕES VITAIS DO ORGANISMO OCORREM DENTRO DAS CELULAS. ELAS SÃO CONHECIDAS COMO MECANISMO DE ESTRUTURA VIVA.
A CONSTITUIÇÃO CELULAR SE DAR DA SEGUINTE FORMA:
DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL AS CÉLULAS SÃO DIVIDAS EM PROCARIOTICAS E EUCARIOTICAS.
SÃO EXEMPLOS DE CÉLULAS PROCARIOTICAS, BACTÉRIAS, CIANOFÍCEAS, MICOPLASMAS. E SÃO EXEMPLOS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS, ANIMAIS, VEGETAIS, FUNGOS E PROTOZOÁRIOS.
A DIFERENÇA ENTRE AS CELULAS EUCARIOTICAS VEGETAIS E ANIMAIS ESTÁ NA PRESENÇA DA PAREDE CELULAR (REALIZA CELULOSE) E DE CLOROBLASTOS (REALIZA FOTOSSÍNTESES) EM CELULAS VEGETAIS. ESSES COMPONENTES NÃO ESTÃO PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAIS.
AS CELULAS TAMBEM PODEM SER CLASSIFICADAS EM AUTOTRÓFICAS E HETEROTRÓFICAS. CÉLULAS AUTOTROFICAS PRODUZEM (SINTETIZAM) O PRÓPRIO ALIMENTO SENDO ELAS FOTOSSINTÉTICAS OU QUIMIOTRÓFICAS. JÁ AS CÉLULAS HETEROTROFICAS NÃO SÃO CAPAZES DE SINTETIZAR SEUS ALIMENTOS.
OS SERES VIVOS PODEM SER IDENTIFICADOS POR POSSUIREM, COMPOSIÇÃO QUÍMICA, METABOLISMO (ANABÓLICO E CATABÓLICO), REPRODUÇÃO, EVOLUÇÃO, HEREDITÁRIEDADE, RESPIRAÇÃO, CRESCIMENTO(HIPERFÁSICO E HIPERTRÓFICO) E REAÇÃO.
OBS.
HIPERFASIA: AUMENTO NA QUANTIDADE DE CELULAS
HIPERTROFIA: AUMENTO NO TAMANHO DA CÉLULA


